Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

JÁ ESTÁ ABERTO O PRAZO PARA DECLARAÇÃO DO ITR





Iniciou nesta segunda, dia 12, o período para que os proprietários de estabelecimento rurais de todo o Brasil realizem a Declaração sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR. O prazo se estende até o dia 30 de setembro.

 

 
Devem realizar a declaração as pessoas físicas e jurídicas proprietárias ou que detenham parte de qualquer título do imóvel rural. Todos os proprietários de imóveis têm a obrigação de enviar a declaração, até aqueles que perderam a posse da propriedade este ano. Em relação ao valor do imposto devido, o proprietário poderá pagar em até quatro parcelas iguais, se a parcela não for inferior a R$ 50,00. Se o total do imposto sobre propriedade territorial rural for menor que R$ 100,00 o dono do imóvel terá que pagar o valor à vista. 

 

 
O agricultor(a) pode procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seu município para realizar a declaração, que será feita diretamente no sistema da Receita Federal.

 

 
A novidade deste ano, é que ao declarar o agricultor(a) deverá informar o número do Cadastro Ambiental Rural - CAR.

 

 
A FETAG-RS fará no dia 15, treinamento por videoconferência com seus Sindicatos filiados para elucidar este assunto, para que o agricultor não seja prejudicado na declaração.